Pages

Anos, Décadas, Séculos e Milênios

No dia primeiro de Janeiro eu e meu aluno-amigo @ericgg debatemos sobre o início da nova década. Eu com meu pragmatismo teórico e ele com sua abordagem cultural. Gosto de debates assim. Me surpreendeu que, dois dias depois, iniciou-se na transmissão da NFL pela ESPN o mesmo debate. O tema era: 2010 é o final de uma década, ou o início de outra. Pelo meu conhecimento histórico, compartilhado pelo @everaldomarques, ele é o fim de uma década, e a explicação é simples: não se pode começar a contar nada do zero, então contamos ano 1, 2, 3... 10. Logo 2001 inicia a década e 2010 a encerra. Mas o argumento contrário, sustentado pelo já citado @ericgg e apoiado ao vivo pelo @PauloESPN, totalmente aceitável, é que é estranho achar que o no de 1985 faz parte da década de 90*(81, 82, 83... 90).

Como um dos temas deste blog é a quebra de paradigmas, resolvi parar para analisar isto. E cheguei a uma conclusão que pode agradar a gregos, troianos, romanos, bárbaros... enfim. Quando falamos historicamente, não podemos fugir do conceito de décadas, séculos e milênios. Como o Séc. I começa no ano 1, ele termina no ano 100. Assim como o 1º milênio, que começa no ano 1 e termina no ano 1000. Este fato já mostra o erro cometido pelos americanos ao comemorarem a entrada do terceiro milênio em 2000 (lembram do famoso Y2K, que não deu em nada?).

Mas nem sempre a abordagem desejada será histórica. Por exemplo, uma pessoa nascida em 1910 comemorará um século de vida, ou seja, 100 anos, este ano. Não necessariamente o século se iniciou no ano 1 e terminou no ano 00. O mesmo conceito pode ser aplicado às décadas, com ainda maior eficácia, já que seu uso histórico é quase nulo. Ninguém se refere aos anos 70 como a "Década 198". Logo, por mais que, historicamente, a década precise iniciar no ano 1 e terminar no próximo ano 0, culturalmente, uma década é apenas um intervalo de 10 anos. Como eu nasci em 1977, completei minha terceira década em 2007.

Por este prisma, não há problema nenhum em dizer que os anos 80 - ou a década de 80 - se iniciaram em 1980 e terminaram em 1989, já que este intervalo apresenta dez anos. Por este mesmo motivo não seria errado dizer que 2010 inicia uma nova década, pois ele, como qualquer outro ano, inicia um novo período de dez anos. O que estaria errado, de fato, seria dizer que o ano de 2010 inicia a segunda década do Séc. XXI, ou do 3º Milênio, já que aí a matemática histórica precisa ser aplicada.

E aí, ficou melhor agora? ;)

*Historicamente o correto é chamá-la de Década de 90 (Dezena + 1 se o ano não for 0 = 8 + 1 = 9).

5 comentário(s):

  1. Não misture a minha amada história com essa meleca de matemática não que dá nisso! rs! Brincadeira... eu acho que tudo depende do fim que se deseja. Para ser positivista, devemos esquecer que fica estranho 1990 fazer parte da década de 80 pq de fato, nesse prisma faz. Até porque não existe um ano 0 D.C mas sim o ano 1 D.C , então sempre vamos ter de conviver com esse "delay". Contudo, as duas abordagens estão corretas pelos argumentos usados. Por isso que o campo das humanidades é tão interessante! Qualquer um pode estar certo, só se depende dos argumentos usados! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. San, confesso que tenho dificuldade em entender isso. Sempre misturei tudo. Os anos 80, na minha opinião, terminou somente em 90. Como se 90 tivesse começado apenas em 91. Quando chegou 2000 piorou tudo.
    Como digo agora? Anos 00? Depois vem Anos 10?
    Estranho... ehehehe.

    Peixinhus...

    ResponderExcluir
  3. Acho que agora estamos nos anos dez. rs

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente, essas coisas sempre me confundiram um pouco também e depois de ler o seu texto fiquei mais confusa ainda.
    Como já disse, não sei como você consegue escrever coisas tão complexas ._. hahahaha eu quase nunca entendo completamente. rs
    Mas não há como negar que é um ótimo post, e que você tem um talento nato para falar de coisas que a sempre temos dúvida. ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Mix_felix201218/4/12 09:48

    muitooo legal issso de ano,década e séculooo gosteii muitoo viu
    assinadoo mirian

    ResponderExcluir